A Ilha do Fogo, localizada no arquipélago de Cabo Verde, ex-colônia portuguesa, amanheceu nesse último domingo com a erupção do vulcão Fogo. Inativo desde 1995, as atividades do vulcão não cessaram nessa segunda-feira, ao contrário, outra cratera com intensas atividades sísmicas foi identificada, local por onde a lava escorreu e percorreu mais de quatro quilômetros.
As autoridades do arquipélago aconselharam o desfio de rotas aéreas devido às cinzas vulcânicas lançadas na atmosfera. Na ilha, a principal estrada que as localidades de Cova Figueira a Chã das Caldeiras foi destruída pelas torrentes de lava.
A força da lava atingiu, inclusive, a sede dos serviços administrativos do Parque Natural do Fogo, projeto do escritório OTO finalista do World Architecture Festival (WAF) e vencedor do Prêmio Nacional de Arquitetura de Cabo Verde.
O edifício é constituído por duas partes distintas, sendo uma administrativa e outra cultural, que inclui dois auditórios, uma biblioteca/sala de exposição, um bar/café e jardim de espécies nativas. Em sua construção foram preservados os aspectos ambientais, paisagístico, sistema de captação de água das chuvas, reutilização de águas residuais nos autoclismos e estabilidade térmica.
Saiba mais sobre o projeto do Parque Natural do Fogo aqui.